Convênios internacionais

Versão para impressão

Desde sua fundação, o Departamento de Filosofia contou com expressiva presença de filósofos franceses, notadamente com a Chaire de Philosophie mantida na USP pelo Governo Francês.

Professores franceses do Departamento marcaram profundamente o cenário intelectual brasileiro: entre eles se destacaram Victor Goldschmidt, Gilles-Gaston Granger, Gérard Lebrun, Francis Wolff, para citar somente os últimos ocupantes da Chaire de Philosophie.

Após sua extinção pelo Governo Francês, o Departamento continuou a manter estreitos laços de reflexão e trabalho com os universitários franceses, o que fica evidente pelo número de acordos firmados com este país:

  • CAPES/COFECUB 1998-1992 e 93/94 - Projeto de Cooperação Acadêmica e Didática em Lógica, Epistemologia e Filosofia da Ciência (USP - Equipe REHSEIS do CNRS e Universidade de Paris 7)
  • Protocolo de Intenções com a École Normale Superieure de Fontenay - St. Cloud
  • USP/COFECUB - 1995-1997 Acordo de Bilateral de Instercâmbio Acadêmico e Científico em Filosofia Antiga (Universidade de São Paulo e École Normale e Superieure)
  • USP/COFECUB - 1999-2000 - Acordo Bilateral de Instercâmbio Acadêmico e Científico em Filosofia Antiga e Moderna (Universidade de São Paulo e Universite de Provence Aix-Marseille

Simultaneamente a estes acordos com a França, o Departamento estabeleceu relações com diversas universidades de outros países. Com frequência exemplar o Departamento recebe professores e pesquisadores da América Latina, América do Norte e Europa, e é hoje centro de referência na América para os estudos em filosofia.

No tocante ao intercâmbio com Universidades Alemãs, o Programa de Pós-Graduação recebe regularmente, bem como envia professores em missão de pesquisa, com recursos de projetos temáticos, colaboração com o Instituto Goethe e/ou com o DAAD.

Entre os últimos acordos assinados cabe ressaltar o estreitamento de relações com as universidades italianas:

  • Universitá Cà Foscari di Venezia
  • Universitá degli Studi di Firenze
  • Universitá di Padova;

 

Acordos em vigor

Projeto de Cooperação Acadêmica e Científica com a Universidad Nacional de Quilmes 

Projeto
“Reconstruções Históricas e Epistemológicas da Ciência Natural Moderna e Contemporânea"

Coordenador Brasileiro
Prof. Dr. Pablo Rubén Mariconda
Departamento de Filosofia FFLCH/USP

Coordenador Argentino:
Prof. Dr. Pablo Julio Lorenzano (pablol@unq.edu.arDepartamento de Filosofia de la Universidad Nacional de Quilmes

Acordo USP/COFECUB - Programa de Intercâmbio com Universidades Francesas

Projeto
"Conhecimento e conhecimento de si. Contribuição das teorias do conhecimento na Antigüidade Tardia e na Idade Média a uma história do sujeito."

Coordenação brasileira 
Profs. Drs. Marco Antônio de Ávila Zingano e
Moacyr Ayres Novaes Filho
Departamento de Filosofia FFLCH/USP

Coordenação Francesa
Dr. Joël Biard

Instituição 
Départment de Philosophie,
Université François-Rabelais, Tours.