Chamada para trabalhos: XVIII COLÓQUIO INTERNACIONAL SPINOZA (inscrições de 01 a 31/08/2023)

CHAMADA PARA TRABALHOS
XVIII COLÓQUIO INTERNACIONAL SPINOZA
“NATUREZA, TERRA E LIBERDADE”

O Colóquio Internacional Spinoza completa, em 2023, duas décadas de existência. Depois de passar por Argentina, Rio de Janeiro e Chile, é chegada a vez de o evento, na sua XVIII edição, finalmente acontecer em São Paulo.

Em cada cidade, uma nova experiência. E em São Paulo não poderia ser diferente. A escolha do tema "Natureza, trabalho e liberdade" anuncia a diferença: será a primeira vez que o Colóquio será organizado em parceria com a instituição acolhedora, a Escola Nacional Florestan Fernandes, do MST. A proposta temática tem em vista o desafio de ampliar o diálogo das reflexões teórico-políticas espinosanas com as práticas dos movimentos sociais.

A ENFF, construída pelas mãos de trabalhadores e trabalhadoras, realiza a decisão coletiva do Movimento do Trabalhadores Sem Terra de manter uma Escola dedicada à formação política, o que se tornou possível com a iniciativa para arrecadação de recursos de Sebastião Salgado, Chico Buarque e José Saramago. Lideranças políticas, intelectuais, professores e coletivos de diversos países passaram por ali, o que nos instiga ainda mais sobre possibilidades de intercâmbio in loco entre práxis, teoria e enfrentamentos com a realidade política, tão afeitos à filosofia de Espinosa.

O convite está aberto para pesquisadores de todos os níveis apresentarem comunicações, bem como para ouvintes que queiram manter convivência intensiva em diálogo aberto durante o evento.

Inscrições: 1 a 31 de agosto de 2023
Data do evento: 3 a 8 de dezembro de 2023
Local: Escola Nacional Florestan Fernandes, Guararema, São Paulo.
Entidade responsável: Grupo de Estudos Espinosanos da FFLCH-USP
Apoio: PPG-Fil USP, Capes, Fapesp, Spinoza-Américas, PUC-Rio