Programação e lançamento do livro: A ciência e a hipótese de Henri Poincaré

24, 26 ABR e 02 MAI 2024

Dia 24 de abril – quarta-feira – 14 horas (São Paulo); 18 horas (Lisboa).
João Príncipe, autor do Prefácio ao livro – “Poincaré: um cientista-filósofo (savant-philosophe) entre filósofos”.
Conferência online: meet.google.com/mkk-fzxm-jyu

Dia 26 de abril – sexta-feira – 14:30 às 16:30.
Mesa redonda com participação: Edelcio Gonçalves de Souza (DF-USP); Anderson Nakano (PUC-SP); Pablo Rubén Mariconda (DF-USP).
Sala 106 A, Departamento de Filosofia. FFLCH/USP
Av. Prof. Luciano Gualberto, 315 - Cidade Universitária, São Paulo - SP

Dia 02 de maio – quinta-feira – 16:00
Mesa redonda com participação: Ivã Gurgel (IF-USP); Felipe Prado (IF-USP); Renato Kinouchi (UFABC).
Auditório Abrahão de Moraes, Instituto de Física – USP
R. do Matão, 1371 - Cidade Universitária, São Paulo -SP

CAPA Poincare DIVULGA peq

Título: O livro "A ciência e a hipótese", de Henri Poincaré, já chegou!
Você já se perguntou como a ciência desvenda os mistérios do mundo ao nosso redor? A obra A ciência e a hipótese, publicada em 1902 pelo renomado físico e matemático Henri Poincaré, que busca esclarecer essa questão, segue estimulante até os dias de hoje.

Agora disponível em português, em tradução cuidadosa de Anderson Nakano, com Prefácio de João Príncipe, para a Scientiae Studia, o livro nos oferece um mergulho profundo no pensamento do autor, explorando a intrincada relação entre teoria e experimento, a natureza das leis científicas e a importância das perspectivas inovadoras e criativas no processo de construção do conhecimento científico.

A clareza de pensamento e a capacidade reflexiva de Poincaré em sua escrita foram amplamente elogiadas em seu tempo. Sua habilidade de apresentar conceitos abstratos do método científico por meio de analogias intuitivas, como a comparação do cientista a um viajante em um labirinto, onde as hipóteses são as bússolas que guiam o caminho, cativa o leitor ao aproximar questões físicas e matemáticas do universo cotidiano.

Ao longo da obra, o autor se vale de uma narrativa clara e de exemplos concretos para ilustrar os complexos processos do método científico. Desde a evolução da teoria a partir de observações e experimentos até a importância da intuição na formulação de novas ideias, somos conduzidos por um fascinante caminho de descoberta.

Poincaré deixou um legado duradouro no campo da ciência. Suas contribuições significativas para a matemática e a física, especialmente em áreas como a teoria dos sistemas dinâmicos não lineares e a geometria, transcendem disciplinas e influenciam profundamente o pensamento científico até os dias de hoje.

Alguns de seus conceitos fundamentais, como homologia e homotopia, tornaram-se pilares essenciais da compreensão moderna da topologia, enquanto suas reflexões precursoras sobre o tempo e o espaço anteciparam conceitos chave da teoria da relatividade de Einstein.

Em A ciência e a hipótese, ao explorar as ideias apresentadas por um dos grandes pensadores científicos do século XX, não apenas compreendemos melhor o processo científico, como também repensamos nossas próprias concepções sobre a natureza da ciência e o papel das hipóteses na busca pelo conhecimento.

Acesse www.scientiaestudia.org.br e leia um trecho do livro.
Aproveite nossa promoção de lançamento com desconto e frete grátis. Escreva para vendas@scientiaestudia.org.br e garanta seu exemplar.

Cartaz e Programação do evento
Organização
Pablo Rubén Mariconda (DF/USP), Edelcio Gonçalves de Souza (IF/USP), Ivã Gurgel (IF/USP)
Apoio