Prezados(as) usuários(as),

 

este site se encontra em atualização por isso é possível que algum conteúdo esteja temporariamente indisponível. Estamos trabalhando para corrigir isso, desculpe o transtorno.

Heidegger/Wittgenstein: CONTRAPONTOS

Dados do Evento
Segunda-feira, 02/MAR/2020 ÀS 19:00
Apresentação e Discussão: José Arthur Giannotti e Marcio Sattin
Cartaz e Programação do evento
Demais dados

 

Com eloquência e erudição, José Arthur Giannotti explora as divergências entre dois dos maiores filósofos do século XX.

 

Se levarmos em conta a trajetória intelectual de José Arthur Giannotti, professor emérito da Universidade de São Paulo, e a natureza espinhosa da discussão proposta no livro, Heidegger/ Wittgenstein é uma obra combativa, a começar pelo título. De um lado do ringue, Heidegger, costumeiramente associado a uma vertente fundacionista da filosofia, na qual a pergunta pelo ser – por seu significado, por seu fundamento – tem papel proeminente. Do outro, Wittgenstein, para quem a pergunta pelo fundamento deve ser urgentemente substituída pelas condições em que se dá, se for o caso, a pergunta acima. Os confrontos esperados e as surpreendentes proximidades de ambos os filósofos trazem, por mérito do autor, novos problemas e desdobramentos, que giram em torno de dois polos básicos do que denominamos, por conforto, "filosofia ocidental": lógica e ontologia. Dos muitos méritos do livro, um deles parece sobressair, talvez o mais simpático – o convite para que participemos dessas disputas, cuja regra primeira é: não há perdedores.

Local
LIVRARIA DA VILA
Endereço
Livraria da Vila: Alameda Lorena, 1731 - Jardim Paulista, São Paulo - SP. Horário: Aberto até às 22:00. Telefone: (11) 3062-1063