Colóquio: 100 anos de "História e consciência de classe"

Auditório da Casa de Cultura Japonesa
04, 05, 06/OUT 2023

Colóquio de 100 anos de História e consciência de classe

Neste ano de 2023, comemoramos o centenário da publicação de História e consciência de classe de György Lukács. Este livro não é apenas um marco na história do marxismo, mas o testemunho de época de intenso trânsito intelectual e turbulentos acontecimentos históricos. Sua história sui generis demonstra isso: publicado em 1923, em meio à efervescência revolucionária na Europa Central, logo recebeu severas críticas do marxismo soviético oficial, que acompanhava o processo de burocratização da URSS ao longo dos anos 1920, e acabou sendo renegado pelo próprio autor. Só veio a ser republicado em 1967, sob a exigência de ser editado seguido de um prefácio crítico, onde o autor fizesse seu mea culpa perante as deficiências teóricas da juventude. Mesmo assim, foi justamente o Lukács de História e consciência de classe que ecoou na produção intelectual de autores das mais diversas orientações, como Horkheimer, Adorno, Benjamin, Sartre, Merleau-Ponty, Althusser, Goldmann, Habermas dentre outros. No Brasil, ainda sem tradução para o português, houve uma recepção um tanto atribulada, que colocou figuras como José Chasin, Leandro Konder, Carlos Nelson Coutinho, Guerreiro Ramos e os membros do Seminário de leitura d’O Capital da USP na mesma prateleira. De todo modo, trata-se de um livro explosivo que se lança à aventura de nuançar Hegel e Kant, Marx e Weber, o jovem Marx e O Capital, Lenin e Rosa Luxemburgo, as Revoluções Russa, Alemã e Húngara, frente à bomba-relógio deixada após o fim da Primeira Guerra Mundial. Embora abandonado pelo próprio autor, podemos dizer, com segurança, que o marxismo não continuou o mesmo antes e depois do lendário História e consciência de classe.

O evento ocorrerá nos dias 4, 5 e 6 de outubro de 2023 no edifício da Casa de Cultura Japonesa da Universidade de São Paulo (USP).

14h-16h — Mesas de comunicações de inscritos

16h30-18h — Minucurso “Karl Korsch e György Lukács: 100 anos da renovação do marxismo”.

18h30-21h — Mesas de debate

Serão passadas listas de presença durante o evento. Para a obtenção de certificados, é necessária a presença em pelo menos 75% das mesas. O certificado para o minicurso é separado e as inscrições devem ser realizadas pelo site: https://sce.fflch.usp.br/node/5221.

Qualquer dúvida, entrar em contato pelo email hcc100anos@gmail.com.

Programação completa

04 de outubro de 2023

14h00 - 16h00  - Comunicações

Gustavo Nascimento de Souza:
A herança teórica de Hegel"
Daniel Valente Pedroso de Siqueira:
A teoria crítica: entre a tese da racionalização social weberiana e a concepção lukacsiana de reificação
Victor Strazzeri:
Para além de Max Weber: retorno à leitura lukácsiana de Marx em "História e consciência de classe"
Bryan Felix da Silva de Moraes
Inconsciência e recalque em "Consciência de Classe", de Lukács
Debatedor: Régis de Melo Alves

Ricardo Musse (USP)
Rodnei Nascimento (UNIFESP)
Antônio Rago Filho (PUC/SP)
Mediação: Paulo Fernando Silva Amaral

05 de outubro de 2023

14h00 - 16h00  - Comunicações

Hudson Mandotti de Oliveira:
O ponto arquimédico entre Ernst Bloch & György Lukács: um retorno à resenha "Atualidade e Utopia" sobre "História e consciência de classe"
Walter Andrade:
A recepção do marxismo por Walter Benjamin
Leonardo Silvério:
Da totalidade e reificação em Lukács e Benjamin: entre o símbolo ortodoxo e a alegoria heterodoxa na modernidade
Debatedora: Carine Laser

Gláucia Tinoco (UNIFAP)
Arlenice Almeida (UNIFESP)
Wolfgang Leo Maar (Ufscar)
Douglas Rodrigues Barros (Unifai)
Mediação: André Sznajder

06 de outubro de 2023

Jefferson Viel:
Uma visita à autocrítica lukácsiana de 1967
Pedro Gava:
Um capítulo desconhecido da recepção francesa de "História e consciência de classe": Daniel Bensaïd leitor de Lukács
Diego Roberto Neves Tavares:
"História de uma classe de inconsciência", José Guilherme Merquior lê "História e Consciência de Classe"
André Sznajder:
Apontamentos sobre a recepção de “História e consciência de classe” na sociologia de Fernando Henrique Cardoso: Método e reificação em “Capitalismo e escravidão no Brasil Meridional”
Debatedor: Douglas Rodrigues Barros

Isabel Loureiro (Unicamp)
Michael Löwy (CNRS - França)
Miguel Vedda (UBA - Argentina)
Mediação: Pedro Gava

Cartaz e Programação do evento
Paulo Fernando Silva Amaral, Andre Sznajder e Pedro Gava (DF/FFLCH-USP)
Prof. Luiz Sérgio Repa (DF/FFLCH-USP)
Endereço
Av. Prof. Lineu Prestes, nº 159. Auditório da Casa de Cultura Japonesa. Cidade Universitária, São Paulo-SP.