Prudência Política: das origens aos golpes de Estado

Ano
ISBN/ISSN

Resumo:

Prudência e golpe de Estado são palavras que fazem parte do vocabulário político corriqueiro. Habitualmente, no entanto, não pensamos que exista relação entre os dois conceitos. O primeiro nos remete aos debates sobre as virtudes éticas. O segundo nos expõe às zonas sombrias da política. De forma magistral, este livro mostra que a paulatina conversão da prudência aristotélica em prudência política operou, no começo da modernidade, à junção entre os dois conceitos. Para mostrar como se deu esse encontro, cujas consequências teóricas e práticas se fazem sentir até hoje, o autor nos convida a percorrer um sinuoso e rico caminho no qual cruzamos com autores como Aristóteles, Cícero, Tomás de Aquino e Maquiavel. Ao final de uma viagem fascinante pela história intelectual e política, que precedeu a eclosão da modernidade, nos esperam autores hoje menos conhecidos como Gabriel Naudé, Justo Lípsio e Pierre Charron. O resultado é uma obra erudita e clara, que nos ajuda a pensar alguns dos grandes dilemas de nossa vida em comum.

Sobre o autor:

Eugênio Mattioli Gonçalves é doutor em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP), com estágio de pesquisa realizado na Université Jean Moulin Lyon 3. Mestre em Filosofia pela USP, com estágio de pesquisa realizado na Università degli Studi di Torino, é bacharel e licenciado em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Desenvolve pesquisas em Ética e Filosofia Política, tendo atuado como editor-assistente em periódicos científicos nacionais da área. É também membro permanente do grupo Ética e Filosofia Política do Renascimento da Anpof (Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia). Como docente, tem experiência no ensino de nível fundamental, médio, pré-vestibular e superior. Atualmente é professor de Storia e Filosofia do liceo scientifico italiano do Colégio Dante Alighieri, pesquisador colaborador no Departamento de Comunicações da FEEC (Unicamp) e pesquisador do IESE Business School, campus São Paulo.