Em celebração aos 90 anos do Professor Newton da Costa

Versão para impressão

Segunda-feira, dia 16/09/2019, o Departamento de Filosofia e o Departamento de Línguística organizaram a "JORNADA EM COMEMORAÇÃO AOS 90 ANOS DO PROFESSOR NEWTON DA COSTA" com a participação dos docentes Cassiano Terra Rodrigues (ITA), Edelcio Gonçalves (Filosofia/USP), Jean-Yves Beziau (UFRJ), Julio Stern (IME/USP), Marcelo Finger (IME/USP), Marcos Lopes (Linguística/USP) e Rodrigo Bacellar (Filosofia/USP). Também em razão dessa celebração, o professor Jean-Yves Beziau (UFRJ) cuidou de coletar felicitações (disponível em: https://sites.google.com/view/nca90/happy-birthday) de colegas e amigos que trilharam o caminho junto ao professor em ao longo de sua história de vida. Em resposta a este gesto, seguem-se as palavras de agradecimento do professor Newton:

 

Como Professor do Departamento de Filosofia da USP, atuei vários anos, que foram os mais felizes de minha vida de professor e de pesquisador. Isto se deu pelas mais diversas razões, dentre as quais destaco as seguintes: 1) O excelente nível de meus colegas de departamento e a boa vontade que sempre tiveram para com minha pessoa; 2) Os numerosos alunos e discípulos que tive a honra de ter e que nos conduziu a um excelente grau de ensino e de pesquisa em lógica e teoria da ciência, com repercussão internacional; 3) O papel desempenhado por muitos dos egressos de nossa pós-graduação em várias instituições brasileiras e do exteior, no tocante à filosofia da ciência e à lógica.

Costumo dizer que minha estada em nosso Departamento de Filosofia foi, para mim, como que um sonho, tornando possível que eu concretizasse muitos do que tenho realizado em lógica e em filosofia da ciência.

Quero agradecer ao amigo e ex-orientando Edelcio de Souza e a todos que tornaram esta reunião possível, a qual muito me comoveu.

Que nosso Departamento continue sendo para muitos o que foi para mim: ajudou-me a transformar muitos de meus sonhos em realidades, como diria Pierre Curie, quem afirmou: "Pour faire de la science, il faut faire de la vie un rêve et d'un rêve réalité".

     Muito obrigado.

 

     Newton C. A. da Costa