Roberto Romano (1946-2021)

Este Departamento recebeu, com grande pesar, a notícia do falecimento de Roberto Romano, professor aposentado do Departamento de Filosofia do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp. Além da brilhante carreira acadêmica, Roberto Romano teve uma atuação destacada na vida pública, marcada pela crítica do pensamento autoritário e pela recuperação dos valores republicanos. Seus artigos na imprensa exibiam a rara habilidade de unir a observação aguda dos acontecimentos correntes e o resgate da tradição da filosofia moral e política. O professor Romano fez sua graduação na USP e, posteriormente, doutorou-se na França, junto à Escola de Altos Estudos de Ciências Sociais, onde dedicou-se a investigar a história das relações entre a Igreja e o Estado no Brasil. Com sua morte, o país perde não só um intelectual notável, mas uma voz contundente em defesa da democracia e da dignidade humana. Nossa solidariedade a seus amigos e familiares.

Departamento de Filosofia
23/07/2021