Objetivos e Ingresso no Programa de Pós-doutorado

Objetivos do  Programa de Pós-doutorado

1. promover a realização de estudos de alto nível;
  2. reforçar os grupos de pesquisa nacionais;
  3. renovar os quadros nos Programas de Pós-Graduação nas instituições de ensino superior e de pesquisa;
  4. promover a inserção de pesquisadores brasileiros e estrangeiros em estágio pós-doutoral, estimulando sua integração com projetos de pesquisa desenvolvidos pelos Programas de Pós-Graduação no país.

Modalidades de Pós-Doutorado

A participação no programa será aceita dentro das seguintes condições:

1. se for financiada por bolsa de pós-doutorado ou bolsa equivalente;
  2. se houver concessão de afastamento remunerado de instituição de pesquisa e ensino ou empresa;
  3. sem bolsa (mínimo três meses), a critério dos órgãos colegiados.

Ingresso no Programa

1. Para ingressar no Programa, o candidato deve apresentar um projeto de pesquisa que será analisado por assessor indicado pelo Conselho Departamental. O candidato deve indicar também um supervisor (professor do Departamento de Filosofia) que acompanhará suas atividades de pesquisa. Após a aprovação da solicitação no Conselho Departamental, a solicitação é encaminhada à Comissão de Pesquisa da FFLCH, que providencia junto à Pró-Reitoria de Pesquisa o processo.
  2. Ao apresentar sua proposta de ingresso no Programa, o doutor deverá comprovar seu título, mediante cópia da ata da defesa ou do diploma.
  3. O período de realização do pós-doutoramento, para doutorandos sem bolsa, terá duração mínima de 3 meses e máxima de 2 anos, podendo ser prorrogado por mais 1 ano. No entanto, os pós-doutorandos com bolsa poderão seguir os prazos das agências de fomento.
  4. Cada professor do Departamento de Filosofia poderá supervisionar no máximo 4 pós-doutores ao mesmo tempo.
  5. Ao ser aprovada a solicitação de ingresso no Programa de Pós-doutorado, o pós-doutor terá o prazo máximo de 6 meses para (apresentar toda a documentação para RETIRAR) a implementação efetiva no Programa de Pós-Doutorado.
  6. Assim que ingressar no Programa, o pós-doutorando deverá agendar, no prazo de um mês, uma entrevista com o Coordenador do Programa, para que seja discutido o plano de trabalho do pós-doutor junto ao Programa (através da Secretaria fone: (11) 3091-3761).
  7. O candidato que for aceito no programa deverá participar dos eventos organizados pelo Departamento assim como de cursos e seminários que por ventura vier a ser convidado a ministrar (retirar está contemplado no plano de atividades institucionais).
  8. Ministrar, quando solicitado pelo Programa, conferência sobre o projeto de pesquisa e sobre os resultados obtidos com a pesquisa em evento para este fim. (retirar está contemplado no plano de atividades institucionais).
  9. Os pesquisadores que fizerem estágio no exterior devem estar cientes de que devem permanecer três quartos do tempo na USP e que tais estágios devem ser mediais, com o começo e o término do período de pós-doc obrigatoriamente feitos no Departamento da USP.
  10. A solicitação de prorrogação deverá ser feita mediante a apresentação do relatório da pesquisa realizada no período.
  11. A aprovação do Relatório Final da pesquisa levará em conta também o relato das atividades do pesquisador, tais como apresentações, seminários, cursos ministrados e publicações.

Atividades Institucionais

A fim de cumprir a resolução para o Programa de Pós-Doutorado da FFLCH-USP, o pós-doutorando deverá apresentar, no ato da inscrição e da solicitação de prorrogação, um Plano de Atividades Institucionais que deverá contemplar ao menos dois dos seguintes itens.

1. Oferta de cursos de pós-graduação, na condição de ministrante ou de co-ministrante na USP.
  2. Oferta de cursos de extensão no âmbito de um departamento.
  3. Organização de eventos acadêmicos.
  4. Orientação de Iniciação Científica.
  5. Direção de seminários de leitura e pesquisa.
  6. Conferências, aulas práticas e participação em eventos temáticos.

Obs.: Os pós-doutorandos não podem ministrar aulas teóricas para os alunos de graduação na USP.

Documentação exigida para cadastramento inicial

1. Formulário para cadastramento inicial;
  2. Projeto de Pesquisa;
  3. Plano de Atividades Institucionais;
  4. Curriculum lattes
  5. RG ou RNE/Passaporte;
  6. CPF;
  7. Cópia da ata da defesa ou do diploma de Doutor.
  8. Declaração de Reconhecimento de Direitos de Propriedade Intelectual (anexo III);
  9. Foto 3x4 digitalizada, em arquivo JPG
  10. Para Pós-Doutorado na modalidade COM BOLSA:
    a) Termo de outorga e Aceitação da bolsa
  11. Para Pós-Doutorado na modalidade SEM BOLSA e COM Afastamento Empregatício:
    a) Termo de Ciência da instituição empregadora (anexo I);
    b) Afastamento da Instituição (Declaração da Empresa ou Publicação em Diário Oficial)
  12. Para Pós-Doutorado na modalidade SEM BOLSA:
    a)Termo de compromisso (anexo II)