Apresentação do Departamento

O Departamento de Filosofia ministra cursos de graduação e pós-graduação, mestrado e doutorado. O bacharelado em filosofia visa a uma formação técnica e crítica do aluno, por meio do estudo aprofundado da História da Filosofia e dos temas que são os eixos da reflexão filosófica, tanto os legados pela tradição, quanto os vinculados às questões contemporâneas. Ao longo do bacharelado, o aluno pode optar por realizar também a licenciatura, cumprindo disciplinas específicas relativas ao ensino de filosofia.

O ingresso no curso se dá através da Fundação Universitária para o Vestibular (FUVEST) que é o órgão responsável pela organização do vestibular e pelo Sistema de Seleção Unificado (SiSU).

O Programa de Pós-Graduação em Filosofia, que atualmente tem avaliação 7 da Capes (nota máxima), possui cursos de mestrado e de doutorado, com uma única área de concentração, Filosofia, organizada em 4 linhas de pesquisa: Estética e Filosofia da Arte; Ética, Filosofia Política e Teoria das Ciências Humanas; História da Filosofia; Lógica, Filosofia da Linguagem e Filosofia das Ciências 

 

Informes

Reading Aristotle Across the Americas

Brazil LAB associate Hendrik Lorenz, Professor of Philosophy at Princeton, has led a wonderful workshop on Aristotle’s Categories in Princeton (January, 18-20 2019), bringing together philosophers from Brazil, Mexico and the United States. This critical reading event was part of an ongoing scholarly network that Lorenz heads in collaboration with scholars from the Universidade de São Paulo (USP) and Universidade Panamericana (Mexico). The next workshop in the series will take place in São Paulo in January 2020.
Fonte: https://brazillab.princeton.edu/news/reading-aristotle-across-americas

19/03/2019 - 14:00
Felipe Maia da Silva
Título: A elaboração da existência em Ser e Tempo e a questão (onto)lógica de sua articulação
Orientador(a): Prof. Dr. Alex de Campos Moura
Nível: Mestrado
22/03/2019 - 10:00
Denis Paulo Goldfarb
Título: Imagens de natureza, imagens de ciência e Bildtheorien: o papel da noção de modelo em Boltzmann
Orientador(a): Prof. Dr. Valter Alnis Bezerra
Nível: Mestrado