Apresentação do Departamento

O Departamento de Filosofia ministra cursos de graduação e pós-graduação, mestrado e doutorado. O bacharelado em filosofia visa a uma formação técnica e crítica do aluno, por meio do estudo aprofundado da História da Filosofia e dos temas que são os eixos da reflexão filosófica, tanto os legados pela tradição, quanto os vinculados às questões contemporâneas. Ao longo do bacharelado, o aluno pode optar por realizar também a licenciatura, cumprindo disciplinas específicas relativas ao ensino de filosofia.

O ingresso no curso se dá através da Fundação Universitária para o Vestibular (FUVEST) que é o órgão responsável pela organização do vestibular e pelo Sistema de Seleção Unificado (SiSU).

O Programa de Pós-Graduação em Filosofia, que atualmente tem avaliação 7 da Capes (nota máxima), possui cursos de mestrado e de doutorado, com uma única área de concentração, Filosofia, organizada em 4 linhas de pesquisa: Estética e Filosofia da Arte; Ética, Filosofia Política e Teoria das Ciências Humanas; História da Filosofia; Lógica, Filosofia da Linguagem e Filosofia das Ciências 

 

Edital de Eleição para Representante Discente da Pós-graduação - PORTARIA CCP/USP Nº 002/2019, de 20/09/2019

 Baixar portaria

 

PORTARIA CCP/USP Nº 002/2019, de 20/09/2019.
 
Dispõe sobre a eleição dos representantes discentes de pós-graduação para compor a Comissão de Gestão -  CG PROEX do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP.
 
A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - FFLCH, usando de suas atribuições legais, baixa a seguinte
Portaria:
Artigo 1º - A escolha desta representação discente de pós-graduação processar-se-á, nos termos da Seção II do Capítulo II do Regimento Geral, em uma única fase, no dia 25/09/2019 das 10 h às 22 h, por meio de sistema eletrônico de votação e totalização de votos.
Artigo 2º - A eleição será supervisionada por Comissão Eleitoral, composta paritariamente por 01 docente, 01 funcionário e 01 discente de pós-graduação.
§ Único - A Comissão Eleitoral será composta por: Prof. Dr. Carlos Eduardo de Oliveira, Marie Márcia Pedroso e Daniel Arvage Nagase.
Artigo 3º - Poderão votar e ser votados os alunos regularmente matriculados no Programa de Pós-Graduação em Filosofia da FFLCH-USP.
Artigo 4º - Os assentos a serem preenchidos na Comissão Gestão – CG PROEX são:
  • 01 representante discente de pós-graduação (titular)
  • 01 representante discente de pós-graduação (suplente)
Artigo 5º - O eleitor poderá votar, no máximo, no número de alunos especificados no artigo 4º desta Portaria, dentre seus pares.
Artigo 6º - Cessará o mandato do representante discente que deixar de ser aluno regular de pós-graduação no Programa de Pós-Graduação em Filosofia.
 
DA INSCRIÇÃO
Artigo 7º - O pedido de inscrição individual ou por chapa dos candidatos, formulado por meio de requerimento on-line pelo endereço eletrônico http://filosofia.fflch.usp.br/posgraduacao/eleicaodiscente, no período de 23 a 24 de setembro de 2019 até às 18hs do dia 24/09/2019.
§ 1º - Os pedidos de inscrição que estiverem de acordo com as normas estabelecidas por esta Portaria serão deferidos pela Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Filosofia.
§ 2º - O quadro dos candidatos cuja inscrição tiver sido deferida será divulgado na página www.filosofia.fflch.usp.br  a partir 19 hs de  24/09/2019.
§ 3º - Os nomes nas cédulas serão exibidos por ordem alfabética dos candidatos.
 
DA VOTAÇÃO E TOTALIZAÇÃO ELETRÔNICA
 
Artigo 8º - O Sistema de Votação da USP encaminhará aos eleitores, no dia 25/09/2019 em seu e-mail principal cadastrado nos Sistemas USP, o endereço eletrônico do sistema de votação e a senha de acesso com a qual o eleitor poderá exercer seu voto.
§ 1º - Os alunos de pós-graduação deverão estar com endereço principal cadastrado no Sistema Janus atualizado, o que é de responsabilidade do próprio eleitor.
Artigo 9º - O sistema eletrônico contabilizará cada voto, assegurando-lhe o sigilo e a inviolabilidade.
 
DOS RESULTADOS
 
Artigo 10 - A totalização dos votos da eleição será divulgada na página filosofia.fflch.usp.br, no dia 26/09/2019, a partir das 14hs sendo considerados eleitos os candidatos mais votados.
Artigo 11 - Ocorrendo empate de votos, serão obedecidos, sucessivamente, os seguintes critérios de desempate:
I - o aluno mais idoso;
II - o maior tempo de matrícula na USP.
Artigo 12 - Dos resultados da eleição cabe recurso, sem efeito suspensivo, no prazo de três dias úteis, após a divulgação referida no artigo 10 supra.
§ 1º - O recurso a que se refere o caput deste artigo deverá ser encaminhado à Coordenação do Programa de Pós-Graduação, até às 17 hs do dia 26/09/2019 e será decidido pela Coordenação.
§ 2º - A decisão sobre os eventuais recursos será divulgada na página www.filosofia.fflch.usp.br, no dia 26/09/2019.
§ 3º - O mandato dos eleitos acompanhará o mandato da Coordenação de Pós-Graduação em Filosofia.
Artigo 13 - Os casos omissos nesta Portaria serão resolvidos pela Comissão Coordenadora do Programa.
Artigo 14 - Esta Portaria entra em vigor na data de sua divulgação.
 
 
São Paulo, 20 de setembro de 2019

Em celebração aos 90 anos do Professor Newton da Costa

Segunda-feira, dia 16/09/2019, o Departamento de Filosofia e o Departamento de Línguística organizaram a "JORNADA EM COMEMORAÇÃO AOS 90 ANOS DO PROFESSOR NEWTON DA COSTA" com a participação dos docentes Cassiano Terra Rodrigues (ITA), Edelcio Gonçalves (Filosofia/USP), Jean-Yves Beziau (UFRJ), Julio Stern (IME/USP), Marcelo Finger (IME/USP), Marcos Lopes (Linguística/USP) e Rodrigo Bacellar (Filosofia/USP). Também em razão dessa celebração, o professor Jean-Yves Beziau (UFRJ) cuidou de coletar felicitações (disponível em: https://sites.google.com/view/nca90/happy-birthday) de colegas e amigos que trilharam o caminho junto ao professor em ao longo de sua história de vida. Em resposta a este gesto, seguem-se as palavras de agradecimento do professor Newton:

 

Como Professor do Departamento de Filosofia da USP, atuei vários anos, que foram os mais felizes de minha vida de professor e de pesquisador. Isto se deu pelas mais diversas razões, dentre as quais destaco as seguintes: 1) O excelente nível de meus colegas de departamento e a boa vontade que sempre tiveram para com minha pessoa; 2) Os numerosos alunos e discípulos que tive a honra de ter e que nos conduziu a um excelente grau de ensino e de pesquisa em lógica e teoria da ciência, com repercussão internacional; 3) O papel desempenhado por muitos dos egressos de nossa pós-graduação em várias instituições brasileiras e do exteior, no tocante à filosofia da ciência e à lógica.

Costumo dizer que minha estada em nosso Departamento de Filosofia foi, para mim, como que um sonho, tornando possível que eu concretizasse muitos do que tenho realizado em lógica e em filosofia da ciência.

Quero agradecer ao amigo e ex-orientando Edelcio de Souza e a todos que tornaram esta reunião possível, a qual muito me comoveu.

Que nosso Departamento continue sendo para muitos o que foi para mim: ajudou-me a transformar muitos de meus sonhos em realidades, como diria Pierre Curie, quem afirmou: "Pour faire de la science, il faut faire de la vie un rêve et d'un rêve réalité".

     Muito obrigado.

 

     Newton C. A. da Costa

24/09/2019 - 14:00
Lucila Lang Patriani de Carvalho
Título: Lévinas, Blanchot: o gênero da Filosofia
Orientador(a): Prof. Dr. Franklin Leopoldo e Silva
Nível: Doutorado
25/09/2019 - 14:00
Daniel Sampaio Augusto
Título: "Éric Rohmer: os 'Contos morais' e seus equívocos"
Orientador(a): Profa. Dra. Olgária Chain Feres Matos 
Nível: Doutorado
27/09/2019 - 10:00
Gustavo Hessmann Dalaqua
Título: Democracia representativa, consenso e conflito em J. S. Mill
Orientador(a): Prof. Dr. Sérgio Cardoso
Nível: Doutorado
27/09/2019 - 10:00
Vinícius de Oliveira Prado
Título: Octavio Paz e a compreensão da natureza do instante
Orientador(a): Prof. Dr. Celso Fernando Favaretto
Nível: Mestrado
01/10/2019 - 14:00
Victor Hugo Fonseca da Silva Coelho
Título: A herança e o parricídio: o eleatismo no Sofista de Platão
Orientador(a): Prof. Dr. Roberto Bolzani Filho
Nível: Mestrado
07/10/2019 - 14:00
Michel Amary Neto
Título: A formação e a crítica de arte do drama barroco alemão "
Orientador(a): Profa. Dra. Olgária Chain Feres Matos 
Nível: Mestrado
10/10/2019 - 14:00
Ricardo Vinícius Ibañez Mantovani
Título: A sociedade em Blaise Pascal
Orientador(a): Prof. Dr. Luís César Guimarães Oliva
Nível: Doutorado
14/10/2019 - 14:00
Luis Fernando Catelan Encinas
Título: GRAVITY'S RAINBOW, DE THOMAS PYNCHON: PARANOIA, TÉCNICA MODERNA E NARRATIVA
Orientador(a): Prof. Dr. Ricardo Nascimento Fabbrini 
Nível: Mestrado
23/10/2019 - 14:00
Otavino Candido de Paula Neto
Título: A(s) virtude(s) nos diálogos socráticos de Platão: Apologia, Eutifron, Laques, Cármides, República I e Protágoras: análise e comentário
Orientador(a): Prof. Dr. Roberto Bolzani Filho
Nível: Doutorado
29/10/2019 - 09:00
Maria Luiza Lima Pires Ferreira
Título: Juramento de Hipócrates e lógos epitáphios: o éthos clássico
Orientador(a): Profa. Dra. Olgária Chain Feres Matos 
Nível: Mestrado

Páginas