PEDRO IVAN MOREIRA DE SAMPAIO

Título da pesquisa
Crise institucional do neoliberalismo: as vicissitudes da racionalidade neoliberal de governo à luz da retomada contemporânea da escola austríaca de economia
Resumo da pesquisa

Este projeto de doutorado consiste, fundamentalmente, em três etapas de pesquisa. A primeira objetiva apresentar uma caracterização do neoliberalismo como racionalidade econômica e, ao mesmo tempo, como um aparato institucional correlato a essa racionalidade. A segunda parte da pesquisa visa estudar a noção foucaultiana de "crise de governamentalidade", a fim de utilizá-la como chave para leitura da chamada “crise contemporânea da democracia liberal”. Finalmente, a terceira etapa desta pesquisa se debruçará sobre a retomada contemporânea, tanto política quanto acadêmica, da Escola Austríaca de Economia, partindo da hipótese de que se pode encontrar no pensamento desses economistas indícios de uma nova racionalidade política emergente na atualidade.

Orientador
Alex de Campos Moura