Exame de qualificação

Versão para impressão

O exame de qualificação é obrigatório para o aluno de pós-graduação, de acordo com regras e critérios estabelecidos pelas normas do Programa, respeitadas as normas fixadas no Regimento de Pós-Graduação.
O exame de qualificação tem por objetivo avaliar a maturidade do aluno na área de conhecimento do Programa.
A inscrição para o exame de qualificação deverá ocorrer em até 50% do prazo máximo para depósito da Dissertação ou Tese. O exame deverá ser realizado em até sessenta dias após a data de inscrição.
No exame de qualificação, o aluno pode ser aprovado para o Mestrado, para o Doutorado ou reprovado, não havendo atribuição de conceito, podendo acarretar transferência de curso, quando pertinente.
O aluno que for reprovado no exame de qualificação poderá se inscrever para repeti-lo apenas uma vez. Persistindo a reprovação, o aluno será desligado do Programa e receberá certificado das disciplinas cursadas.

Cronograma:

  • Os alunos que ingressaram na pós-graduação até julho de 2013 poderão realizar o exame de qualificação em até 120 (cento e vinte) dias a contar da data de inscrição para o exame.
  • Os alunos que ingressaram na pós-graduação a partir de fevereiro de 2014 terão o prazo máximo para a realização do exame em até 60 (sessenta) dias a contar da data de inscrição para o exame.

Formulário:

Deverá ser entregue pessoalmente na Secretaria do Departamento de Filosofia, Av. Prof. Luciano Gualberto, 315, sala 1007.