RAFAEL TERUEL COELHO

Curso
Doutorado
Título da pesquisa
A alma em Elisabeth da Boêmia: uma crítica ao dualismo cartesiano
Resumo da pesquisa

O objetivo desta pesquisa é investigar a concepção de alma de Elisabeth da Boêmia à luz de sua correspondência com Descartes. Em suas primeiras cartas ao filósofo, Elisabeth argumenta da seguinte maneira: diferentemente do que Descartes defendia, a alma precisaria possuir uma espécie de "função extensa essencial" que pudesse viabilizar a sua interação com o corpo. Ela acreditava que, somente desse modo, o espírito poderia determinar as ações voluntárias. Essa necessidade de "materializar" a alma, embora pareça não culminar em um materialismo estrito, pode ser caracterizada como uma espécie de "materialismo não redutivo". Entretanto, mesmo que Elisabeth não reduza o espírito a simples movimentos corporais, ainda assim a sua visão parece se distanciar da proposta ontológica cartesiana, sobretudo porque Descartes jamais abdicou de seu dualismo em face da tese da união substancial. Diante disso, nossas hipóteses centrais apontam nas seguintes direções: I) o materialismo "nuançado" de Elisabeth se desenvolve como uma reação ao dualismo cartesiano; II) ele se alicerça na perspectiva mecanicista; III) ele se constitui a partir dos escritos dos principais objetores do filósofo.

Orientador
Tessa Moura Lacerda
Fomento
Fapesp