Edélcio Gonçalves de Souza

Lógica, Filosofia da Lógica e Filosofia da Linguagem
edelcio.souza@usp.br

Histórico Acadêmico

• 2013 Professor Doutor em Filosofia na Universidade de São Paulo.
  • 1997 Pós-Doutorado na Stanford University.
  • 1997 Pós-Doutorado. Stanford University, STANFORD, Estados Unidos
  • 1995 Doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo.
    Título da Tese: O Problema de Destouches e as lógicas heterodoxas: ensaio sobre o uso de lógicas não-clássicas nos fundamentos da física
    Orientador: Prof. Dr. Newton Carneiro Affonso da Costa.
  • 1992 Mestrado em Filosofia pela Universidade de São Paulo
    Título da Dissertação: Estrutura e lógica de teorias físicas
    Orientador: Prof. Dr. Newton Carneiro Affonso da Costa
  • 1989 Graduação em Filosofia pela Universidade de São Paulo

Pesquisa em desenvolvimento

Tópicos em lógica abstrata
Resumo: Estudo sobre estruturas de consequência do tipo (X,Cn) em que X é um conjunto e Cn é um operador nas partes de X denominado operador de consequência. Desenvolvimento de uma versão geométrica para operadores de consequência com a noção de grupos agindo sobre conjuntos. Estudo da categoria das estruturas de consequência e de certos funtores que podem ser definidos na mesma.

Teoria de modelos para linguagens infinitárias
Resumo: Estudos sobre definibilidade em estruturas relacionais de primeira ordem com base em linguagens infinitárias. Generalização de alguns teoremas de ramos específicos da matemática para o caso geral da teoria de modelos (Teoria de Galois Generalizada). Desenvolvimento sobre a relação entre categoricidade, homogeneidade e a noção de isomorfismo forte entre subestruturas de uma dada estrutura.