MICHEL AMARY NETO

Curso
Doutorado
Título da pesquisa
A origem do conceito de alteridade em Walter Benjamin
Resumo da pesquisa

Ao partir de Origem do drama barroco alemão de Walter Benjamin, esta pesquisa propõe dar origem à outra leitura o conceito de alegoria, apresentando a sua dimensão ética na representação da alteridade. Para isso devemos, primeiro, reconstituir o conceito de origem a partir de seus fundamentos genealógicos como a crítica a filosofia da história hegeliana e sua apropriação pelos positivistas e marxistas; a influência leibniziana sobre as obras do barroco alemão e a recepção indireta de sua filosofia por Benjamin; a constituição da monodologia benjaminiana como modelo crítico temporal. Em segundo, dar origem ao conceito de alteridade o definindo em diálogo de Benjamin com Buber e apresentando-o a partir da analise da questão do estrangeiro nas tragédias gregas em comparação a recepção alegórica barroca, onde a representação da alteridade, enquanto outro dizer na linguagem se dá pela apreensão da representação do martírio feminino em figuras como como Agrippina, Catharina e Sophonisbe.

Orientador
Olgária Chain Feres Matos