Horário de atendimento durante o recesso escolar: de 03/01 à 16/02/2024 das 14h às 18h.

Exame de qualificação

O exame de qualificação tem por objetivo avaliar a maturidade do aluno na área de conhecimento do Programa, sendo obrigatório para o aluno de pós-graduação de acordo com regras e critérios estabelecidos pelas normas do Programa, respeitadas as normas fixadas no Regimento de Pós-Graduação.

A inscrição para o exame de qualificação deverá ocorrer em até 50% do prazo máximo para depósito da Dissertação ou Tese

No exame de qualificação, o aluno pode ser aprovado para o Mestrado, para o Doutorado ou reprovado, não havendo atribuição de conceito, podendo acarretar transferência de curso, quando pertinente.

O aluno que for reprovado no exame de qualificação poderá se inscrever para repeti-lo apenas uma vez. Persistindo a reprovação, o aluno será desligado do Programa e receberá certificado das disciplinas cursadas.

 

Prazos:

  • Os alunos vinculados à RESOLUÇÃO CoPGr 8403 de 20 abril de 2023 terão até 90 dias a contar da data de inscrição para a realização do exame. Para os alunos vinculados à resoluções anteriores, o exame deverá ser realizado em até 60 dias.

Formulário de inscrição:

Outros formulários:

  • Cadastro de docente externo para participação em banca english | español | français | português 

    Obs.: se encontrar dificuldade em baixar os arquivos, por favor, tente utilizar um navegador diferente. 

 

INSTRUÇÕES

 

1. Enviar o formulário de inscrição preenchido e assinado para ppgdf@usp.br e se tiver algum membro convidado que nunca participou de banca na USP, encaminhar também o formulário de cadastro de docente externo para participação em banca;
Obs.: o formulário para cadastro de docente externo deve ser enviado apenas para ppgdf@usp.br

 2. Para o exame de qualificação não há professores suplentes, certifique-se de confirmar os participantes da banca antes de enviar o formulário;

 3. Caso algum membro da banca faça questão do trabalho impresso, o mesmo deverá ser providenciado pelo(a) aluno(a) que deverá enviar por correio ou em mãos.

 4. Ao término da qualificação o Resultado do Exame deverá ser homologado no Sistema Janus para gerar a Ata Final que deverá ser assinada pelo Orientador e demais membros da banca.