O exame do processo de feitura e da recepção do poema Hermann und Dorothea (1797), de Goethe, permite ilustrar as relações recíprocas entre a produção poética e reflexiva do Classicismo de Weimar e a elaboração filosófica do Romantismo de Jena e do Idealismo hegeliano – um caso concreto no qual a criação artística, a reflexão estética e a especulação fertilizam-se e se retroalimentam no enfrentamento de uma série de problemas: o estabelecimento de uma teoria dos gêneros poéticas numa base especulativa, superando uma perspectiva normativa, indutiva e classificatória; a consciência, resignada ou lancinante, da distância entre o presente e a Antiguidade, fonte dos modelos supremos na arte; os desafios na reatualização moderna desses modelos, em confronto com a experiência da história.
ICARO GONÇALEZ FERREIRA
Curso
Doutorado
Título da pesquisa
Goethe como o último dos homéridas: Hermann und Dorothea e a filosofia da arte do Idealismo
Resumo da pesquisa
Orientador
Marco Aurélio Werle
Fomento
CAPES