ELIAKIM FERREIRA OLIVEIRA

Curso
Doutorado
Título da pesquisa
Uma comparação entre a gramática gerativa e a linguística cognitiva: dos estilos de raciocínio científico às estratégias de pesquisa
Resumo da pesquisa

Trata-se de uma investigação na qual são comparados os programas de pesquisa da gramática gerativa e da linguística cognitiva. Programa de pesquisa pressupõe a articulação do pano de fundo teórico e das formas de investigação desses modelos das ciências linguísticas. O pano de fundo teórico e as formas de investigação são abordados por esquemas de avaliação da prática científica que incluem a noção de estilo em ciências e a noção de estratégia de pesquisa científica. Diante desse objeto de pesquisa e a partir desse esquema conceitual, o problema sobre o qual me debruço pode ser formulado do seguinte modo: quais estilos de raciocínio predominam na gramática cognitiva e na linguística cognitiva e como a eles podem corresponder certas estratégias de pesquisa? Como a resposta a essas questões permite compreender o conflito metateórico que se estabeleceu entre esses dois programas? Minhas conclusões iniciais podem ser resumidas do seguinte modo. Tanto a gramática gerativa quanto a linguística cognitiva se orientam segundo uma modelagem hipotética, mas se distinguem no tipo de estratégia de restrição e seleção: descontextualizadora, no caso da gerativa; contextualizada, na cognitiva.

Orientador
Pablo Rubén Mariconda
Fomento
Fapesp