A admiração de Schopenhauer pela sabedoria indiana perpassa a maior parte de seus escritos, que constantemente fazem uso de conceitos e expressões hindus, como a célebre fórmula sânscrita tat tvam asi (isso és tu). O filósofo alemão toma tat tvam asi como a expressão mais perfeita do conhecimento da identidade metafísica de todos os seres e atribui a este conhecimento o fundamento da moralidade e da ética (da compaixão e da negação da vontade de vida), sem sequer imaginar que um dia a sua interpretação pudesse impactar o próprio hinduísmo, ou aquilo que Hacker denomina "neo-hinduísmo". Hacker, um dos grandes indólogos do século XX, apresenta uma categoria ao mundo acadêmico: o "neo-hinduísmo" e faz uso da influência de Schopenhauer em Vivekananda para justificar a sua teoria. Vivekananda, um dos grandes líderes espirituais da Índia moderna, teria inserido no hinduísmo elementos propriamente ocidentais, sem qualquer referência à tradição. Por influência da interpretação schopenhaueriana de tat tvam asi, Vivekananda, segundo Hacker, muda seu posicionamento perante o quietismo e cria uma moral, cujo foco é a compaixão. Porém, a teoria de Hacker apresenta problemas metodológicos e epistêmicos, capazes de depreciar o pensamento hindu contemporâneo, em especial, o de Vivekananda. Nesta pesquisa, será demonstrada não somente a fraqueza teórica de Hacker, mas a capacidade criativa e interpretativa de Schopenhauer e de Vivekananda que, com bases e fundamentações filosóficas distintas, apresentaram um novo olhar sobre tat tvam asi. Para isso, a pesquisa será dividida em 3 partes. Primeiramente, será analisada a interpretação schopenhaueriana da fórmula sânscrita, evidenciando as bases epistêmicas e as consequências éticas de tat tvam asi. Em um segundo momento, será demonstrado como a influência de Schopenhauer em Vivekananda foi utilizada por Hacker para ilustrar e justificar o "neo-hinduísmo", categoria fortemente criticada por indólogos contemporâneos. E, seguindo os passos dos pesquisadores que visam desconstruir a ideia de "neo-hinduísmo", a terceira e última parte da pesquisa denunciará as imprecisões da pesquisa de Hacker, evidenciando que não há uma mudança ou uma ruptura nas considerações morais de Vivekananda, após a utilização da expressão tat tvam asi. Vivekananda apropria-se da interpretação schopenhaueriana de tat tvam asi para justificar o seu Projeto de Ved?nta prático e faz da fórmula sânscrita não somente a base da moralidade, mas do engajamento social, fundamental, ao seu ver, para a mobilização de seu povo. Vivekananda, assim como Schopenhauer, apresenta uma visão inovadora de tat tvam asi e a sua originalidade não deve deslegitimar o seu pensamento ou fazer dele menos hindu do que um suposto "hinduísmo tradicional" estabelecido por lentes ocidentais, como as de Hacker.
Diana Chao Decock
Curso
Doutorado
Título da pesquisa
Tat tvam asi em Schopenhauer e Vivekananda: considerações sobre a moralidade hindu contemporânea
Resumo da pesquisa
Orientador
Maria Lúcia Mello e Oliveira Cacciola
Data da defesa
03/03/2021