Tradicionalmente a ignorância é percebida como um lapso ou negligência epistêmica, a qual poderia ser remediada quando identificada e suprimida. Entretanto, essa forma de ignorância, apesar de ser a mais conhecida, não é a única existente. Há um tipo de ignorância diferente daquele ao qual normalmente estamos habituados que não se caracteriza pela ausência de um determinado conhecimento, mas sim por estar preenchida com um suposto saber que opera de maneira a disputar e obstruir a aquisição de novos conhecimentos. Ainda, essa faceta da ignorância apresenta uma característica coletiva e estrutural, não estando restrita a um campo específico, mas permeando diversas áreas. A ignorância ativa cresceu de forma surpreendente nos últimos anos tornando-se a ignorância dominante da nossa época. Este projeto tem como objetivo examinar os complexos fenômenos da ignorância ativa, coletiva e tecnológica, bem como seus desdobramentos na sociedade. Buscaremos identificar suas diversas manifestações, analisando como são produzidas, difundidas e sustentadas, e qual papel desempenham nas práticas de conhecimento.
JOON MOON
Curso
Doutorado
Título da pesquisa
EPISTEMOLOGIA DA IGNORÂNCIA SOCIAL
Resumo da pesquisa
Orientador
Caetano Ernesto Plastino