MARCELLA NICOLI SOUSA IMPARATO

Curso
Doutorado
Título da pesquisa
DA ICONOCLASTIA AO ICONOCLASH: ALÉM DA GUERRA DE IMAGENS NA ARTE CONTEMPORÂNEA.
Resumo da pesquisa

O termo "iconoclash" foi cunhado por Bruno Latour em exposição homônima para explorar a ambiguidade de gestos iconoclastas, que, de forma simultânea, destroem e criam imagens. A exposição buscava uma “antologia de um certo gesto da mão”, evidenciando a sua relação com a representação do mundo e a produção de objetividade. Filósofos e historiadores da arte debatem ícones "acheiropoietas", ou seja, não feitos por mãos humanas, como os sudários sagrados, e pontuam como a fotografia ressignifica a recepção dessas imagens, enfatizando uma antropologia do olhar. Georges Didi-Huberman analisou imagens “acheiropoietas” sob o paradigma da impressão, na exposição L’Empreinte, discutindo a técnica da impressão e a interpretação de imagens por meio de uma abordagem antropológica, desafiando certa tradição mimética. O projeto investiga a relação entre as exposições Iconoclash e L’Empreinte, ainda carentes de estudos acadêmicos, e propõe reavaliar imagens de arte contemporânea à luz do “iconoclash” e do paradigma da impressão, problematizando a noção de representação e a recepção estética dessas imagens.

Orientador
Ricardo Nascimento Fabbrini