RICARDO JOSÉ DE ALMEIDA

Título da pesquisa
Os elementos que bem ordenam a republica em Maquiavel
Resumo da pesquisa

A pesquisa debate questões postas na obra de Maquiavel, fazendo uso de fatos históricos para o aprendizado político. Levantando pontos de relevância e extenso conteúdo crítico, partindo das discórdias civis, seus estudos em Maquiavel e suas diferentes leituras. Estudando também a oposição dos humores na composição do conflito, suas variações, reflexos e benefícios. A primazia das leis na condução do governo, à virtude dos grandes homens ou grupos políticos.
A facilidade em se ordenar um principado está nas cidades onde não há diversidade das classes de homem nas composições de governo. Essa é outra questão relevante no contexto proposto da pesquisa, assim como as instituições e suas atribuições no suporte ao equilíbrio da república e do provimento da justiça aos seus cidadãos.

Orientador
Milton Meira do Nascimento