Leandro Holanda Araujo

Título da pesquisa
A Filosofia como dissolução do Ceticismo: uma análise do debate que movimentou a virada do século XVIII
Resumo da pesquisa

Inconformado com essa afirmação de Bayle, mas observando aquilo que acreditava ser falhas cometidas pela escolástica, Leibniz buscou dar uma resposta que satisfizesse os problemas bayleanos, mas que não caísse nos erros escolásticos. Segundo ele, esses últimos se davam em razão de um pensamento demasiadamente teológico e de uma filosofia a mercê da teologia. Leibniz propôs, então, desenvolver um inovador estudo acerca dos mistérios da justiça de Deus, a Teodiceia, que poderia encontrar a fórmula para dissolver o ceticismo, o qual manduca e ceva das controvérsias cristãs. Assim sendo, o objetivo desta dissertação é analisar algumas questões que decorrem dele para finalmente mostrar como a filosofia pode ser um caminho para resolver algumas supostas inverossimilhanças nos dogmas da fé.

Orientador
Tessa Moura Lacerda