Simone de Beauvoir (1908-1986) destacou-se como uma das figuras mais influentes do século XX, deixando uma marca inextinguível no campo do pensamento filosófico e literário. Sua vasta obra transcendeu as fronteiras tradicionais, abrangendo uma ampla gama de tópicos que variam do existencialismo à ética, do feminismo à política. Desde sua mocidade, Beauvoir desafiou audaciosamente as normas culturais e filosóficas de sua época, sua influência foi fundamental na transformação do cenário social e político de sua época. Este trabalho se propõe a examinar a construção de seu pensamento, sua vida e as ideias centrais que marcaram sua juventude.
A estrutura do pensamento da Jovem Beauvoir está profundamente enraizada no existencialismo, uma corrente filosófica que direciona seu foco para a experiência humana individual. No entanto, Beauvoir ampliou consideravelmente as fronteiras do existencialismo em suas obras, incorporando também suas próprias experiências pessoais e observações sobre o que viveu.
Este trabalho se propõe a traçar os primórdios dessa notável trajetória da pensadora francesa durante sua juventude, analisando as sólidas bases de seu pensamento.
BEATRIZ CHAVES DIAS
Curso
Mestrado
Título da pesquisa
Um estudo sobre a Jovem Simone de Beauvoir
Resumo da pesquisa
Orientador
Alex de Campos Moura