A pesquisa busca investigar a experiência intelectual de Georges Bataille a partir de uma discussão sobre o estatuto da dialética em sua filosofia. Seria necessário investigar não apenas a sua relação com a dialética hegeliana, mas também a influência da recepção do hegelianismo no debate filosófico francês.
Um problema considerado menor pela maioria dos seus intérpretes e comentadores, geralmente influenciado pela posição dos comentários canónicos, oriundos de uma recepção historicamente determinada, ou orientado por uma série de tradições comentatórias tão fragmentadas quanto as metodologias e pressupostos tomados como base para a sua abordagem da obra de Bataille.
Nesta perspectiva, o ponto de partida é a recuperação do potencial reflexivo oferecido pelo ensaio de Jacques Derrida (Da economia restrita à economia geral: um hegelianismo sem reservas) e pelos seminários, posteriormente organizados em livro, de Georges Didi-Huberman (Formless semelhança ou o conhecimento visual gay segundo Georges Bataille), a fim de não apenas resgatar o potencial de suas reflexões, mas também, por outro lado, tensioná-las questionando suas respectivas compreensões da noção de dialética.
GUILHERME ANTONIO MEDEIROS DE OLIVEIRA
Curso
Mestrado
Título da pesquisa
A Diferença Não-Lógica: dialética na experiência intelectual de Georges Bataille
Resumo da pesquisa
Orientador
Vladimir Pinheiro Safatle
Fomento
CAPES