ERIKE SANTOS ARISTIDES

Título da pesquisa
A COMPREENSÃO DA LIBERDADE NA PERSPECTIVA DE AGOSTINHO DE HIPONA
Resumo da pesquisa

O objetivo deste trabalho é compreender o conceito de liberdade, segundo a perspectiva de Agostinho de Hipona. De fato, a questão da liberdade é um assunto relevante para se pensar em diferentes circunstâncias e contextos. O hiponense é o filósofo, que, a princípio, articula no âmbito teocêntrico e filosófico, a noção de vontade livre, por meio do livre arbítrio, cuja possibilidade de viver a liberdade autêntica permeia o horizonte da Graça Divina. É interessante notar, nos escritos de Agostinho, a descrição de uma liberdade potencializada, tanto para o bem quanto para o mal. Segundo o Doutor da Graça, esta característica intrínseca no ato da criação humana não é motivo para culpar Deus, devido à existência do mal no mundo, considerando que, a possibilidade do pecado é característica da liberdade, ou seja, de fazer escolhas que venham a negar aquilo que intimamente a caracterizou. Portanto, a humanidade é dotada de livre arbítrio. Desse modo, a ética agostiniana visa ressignificar os princípios evangélicos, resgatar o sentido da liberdade e da vida feliz. Essa ética segue os parâmetros de um amor ágape, incondicional a Deus e ao próximo.

Orientador
Lorenzo Mammì