O presente projeto consiste em uma proposta de investigação acerca do uso do termo “deficiência” para referenciar pessoas do Espectro do Autismo, considerando as noções de Lebensform e Aspektblindheit, da obra de Wittgenstein, para uma possível crítica do termo. A pesquisa vai abranger obras científicas e filosóficas, explorando a intersecção entre ciência e filosofia da linguagem. Para isto, vou apresentar o tratamento dos conceitos pertinentes para o trabalho nas obras The Blue and Brown Book (1935), Philosophische Untersuchungen (1953), Zettel (1967), Über Gewißheit (1969), Bemerkungen über die Philosophie der Psychiologie (1980), de Wittgenstein. Posteriormente, vou discutir as relações entre os conceitos pertinentes ao trabalho nestas obras com trabalhos de acadêmicos especializados tanto em filosofia como em psicologia. Concluindo, avaliarei criticamente o conteúdo apresentado e discutido, buscando corroborar minha hipótese e estabelecer, no fechamento do trabalho, a defesa de que autismo não é uma deficiência, mas sim uma forma de vida divergente.
LUCCAS DE AMORIM RÊGO CAVICCHIOLI
Curso
Mestrado
Título da pesquisa
FORMAS DE VIDA DIVERGENTES: UMA ANÁLISE DAS IMPLICAÇÕES DOS CONCEITOS ASPEKTBLINDHEIT E LEBENSFORM DE LUDWIG WITTGENSTEIN NO DEBATE CONTEMPORÂNEO SOBRE O AUTISMO
Resumo da pesquisa
Orientador
João Vergílio Gallerani Cuter