MAURO LUIZ DO NASCIMENTO JÚNIOR

Doutorado
Título da pesquisa
O CONCEITO DE DOM COMO MEDIAÇÃO ENTRE PREDESTINAÇÃO E LIVRE-ARBÍTRIO NAS OBRAS TARDIAS DE AGOSTINHO DE HIPONA
Resumo da pesquisa

Este projeto de doutorado investiga a relação complexa entre predestinação e livre-arbítrio nas obras tardias de Agostinho de Hipona, focando no papel do conceito de "dom" como mediador. Agostinho busca conciliar predestinação divina e liberdade humana, enfatizando a influência da graça divina. As obras "A Predestinação dos Santos" e "O Dom da Perseverança" são os principais pontos de análise, pois nelas Agostinho explora a interligação entre a predestinação e a vontade humana. A graça divina, representada pelo conceito de "caritas" (amor cristão), age como intermediária entre essas idéias, permitindo aos indivíduos escolher o bem livremente. A pesquisa busca evidenciar que a graça divina capacita a vontade humana e fortalece a escolha pelo bem, mantendo a liberdade individual. O projeto também explora a perseverança como um dom universal, ligado à graça, que sustenta os indivíduos em seu caminho até o fim. Em resumo, este projeto de doutorado vislumbra explicitar como Agostinho utiliza o conceito de "dom" para reconciliar predestinação e livre-arbítrio, ressaltando a influência da graça divina como elo entre esses elementos aparentemente contraditórios.

Orientador
Moacyr Ayres Novaes Filho