NEUSA MONTEIRO

Curso
Doutorado
Título da pesquisa
HEGEL E A ESCULTURA CLÁSSICA NOS CURSOS DE ESTÉTICA: A FIGURA IDEAL DO ESPÍRITO INCORPORADA NA MATÉRIA.
Resumo da pesquisa

Este projeto é sobre a escultura clássica como a unidade perfeita entre a Forma, a ideia e o Conteúdo do espírito conforme Hegel nos Cursos de Estética. A problemática gira em torno da compreensão do significado das obras de arte quando se trata de conceber a bela ideia do espírito a partir de suas formas concretas, mas principalmente, da incorporação desta ideia na matéria dura, fria e inerte da estatuária clássica. Das teses que envolvem este projeto, destaca-se em primeiro plano a do predomínio do inteligível sobre o sensível na experiência estética; em segundo, a afirmação de Hegel de que a visão e a audição são os únicos sentidos que permitem a contemplação, ou reflexão teórica. O objetivo é refletir sobre essas teses a partir do “Sistema das artes particulares” de Hegel (CE, vol. III, p. 13 e ss.), mas também, sobre o desdobramento teórico, histórico e crítico da escultura clássica (capítulo “A escultura”; CE, Ibid. p. 101 e ss.) com base nas publicações de Sulzer, Winckelmann, Herder, Schlegel e Schelling sobre o tema.

Orientador
Oliver Tolle