O trabalho visa a investigar a obra dramatúrgica de Elfriede Jelinek – escritora austríaca laureada com o Prêmio Nobel de Literatura em 2004, mas ainda pouco conhecida no Brasil – de modo a lançar luz sobre o sentido atual da escrita para o teatro, dada a autonomia que a cena desenvolveu em relação ao drama desde meados do século XX. Relacionando, na linha dialética de Adorno, Szondi, Hans-Thies Lehmann e Christoph Menke, as inovações formais desenvolvidas pelas peças da autora às condições históricas e sociais frente às quais ela se coloca, nosso estudo se detém sobre quatro pontos de articulação. Primeiro, a ligação entre certa reiteração do gênero dramático em Jelinek e o que a filósofa Judith Butler chamou de “reiteração dramática do gênero”, isto é, o modo como o que se entende por feminino é construído pela repetição de comportamentos “performativos”. Segundo, a exploração de uma enunciação coral, para além da categoria dramática da personagem, como modo de propor uma subjetividade coletiva e indeterminada, para além da fixação na identidade própria de uma recrudescente xenofobia europeia. Terceiro, a reconfiguração no século XXI de velhas preocupações do teatro político, como a representação do sistema capitalista e a reflexão sobre as forças que se opõem a ele, em uma dramaturgia pós-brechtiana, que parte das inovações do teatro épico-dialético para buscar formas menos ligadas ao entendimento e a um intuito pedagógico para com o espectador: “uma arte da não-compreensão”. Por fim, o limite e o fracasso do fenômeno teatral diante de grandes catástrofes históricas (o fechamento da representação sobre si mesma num período pós-vanguardista) convertem-se em uma “política do impossível” associada a um retorno pós-dramático da tragédia, agora – na esteira de Samuel Beckett e Heiner Müller – indissociável da comédia, produzindo o riso amargo característico do teatro da autora. Um volume anexo traz ainda nossas traduções de todas as peças analisadas, além de alguns discursos e ensaios de Jelinek sobre a escrita e o teatro.
Artur Sartori Kon
Curso
Doutorado
Título da pesquisa
Elfriede Jelinek: do texto impotente ao teatro impossível
Resumo da pesquisa
Orientador
Celso Fernando Favaretto
Fomento
Fapesp
Data da defesa
22/07/2021