CASSY JONES FELIPE CARDOSO DA SILVA

Título da pesquisa
O Novo Nascimento da Metafísica: Uma Arqueologia Filosófica
Resumo da pesquisa

Trata-se de investigar as transformações da concepção da metafísica como ciência em seu desenvolvimento sistemático entre o período da escolástica medieval e tardia e aquele, moderno, da filosofia de Kant. A proposta consiste em uma investigação de arqueologia filosófica. Assim, em coerência com o pensamento escolástico tardio, a Schulmetaphysik, com Wolff e Baumgarten, estabeleceu a possibilidade do objeto da metafísica em relação com o princípio de não-contradição. A literatura reconhece a recepção da escolástica tardia ou ibérica na filosofia universitária alemã. Em resumo, a “essencialização” da filosofia primeira em Francisco Suárez, herdeiro de Duns Scotus, teve por efeito separar da teologia natural uma filosofia primeira, dissociada de qualquer compromisso com o atualmente existente. O conceito de ente não pode ser restrito a nenhuma determinação, ao contrário, deve adquirir uma máxima generalidade, para que possa abarcar a totalidade dos que possuem a essência real. Com Kant, a possibilidade do pensamento se conduz por critérios analíticos, mas as condições sintéticas do conhecimento, que são as condições da experiência, não são redutíveis às regras do entendimento.

Orientador
Maurício Cardoso Keinert