O objetivo de nossa pesquisa é investigar a construção conceitual acerca do símbolo e do simbolismo na obra de Aby Warburg, partindo de sua leitura do ensaio Über das optische Formgefühl [1873], de Robert Vischer – no qual desenvolveu a teoria da Einfühlung (empatia, ou projeção da própria sensação corporal no processo perceptivo), no âmbito da discussão estética travada na segunda metade do século XIX sobre a simbólica da forma. Uma das consequências marcantes no pensamento de Warburg é sua “tópica da mão”, baseada na polaridade proposta na conferência de 1923 entre greifen [agarrar, apanhar] e Begriff [conceito], polos entre os quais encontra-se o símbolo. Essa polaridade, que se torna uma ferramenta heurística a partir de então e reaparece na introdução ao Atlas Mnemosyne, foi por nós investigada ao longo do ano de 2024 e resultados parciais dessa pesquisa foram apresentados no seminário “Face au Bilderatlas” (CEHTA-EHESS-Paris/França) e no GT de Estética da Anpof. O símbolo está intimamente relacionado, para Warburg, com a história e com a memória. Buscaremos mostrar como ao longo de sua obra a Einfühlung amalgama-se à mneme para identificar a memória empática das imagens.
ISABELA DE VILHENA GAGLIANONE
Curso
Doutorado
Título da pesquisa
A memória empática das imagens: Aby Warburg e o simbolismo da forma
Resumo da pesquisa
Orientador
Márcio Suzuki
Fomento
Fapesp