A pesquisa versa sobre o conceito de mônada na obra de Walter Benjamin, tomando como ponto articulador de suas ocorrências "Origem do drama trágico alemão". Concentrada sobre o aporte da mônada para a teoria da história, examino-a em sua mobilidade, investigando os pontos de persistência e as transformações que sofre entre Origem do drama trágico alemão e Passagens. Configurando-se como citação, primeiro a Leibniz, depois, nos anos 1930, a Origem do drama trágico alemão, a mônada do livro de 1925 se comporta em relação à leibniziana, bem como a das Passagens face à do Drama trágico, reunindo os polos da origem e da destruição. Benjamin arranca o conceito de seu contexto e o faz ressurgir em seus escritos; assim, as mônadas de Leibniz e do Drama trágico encontram um novo estágio de sua história posterior. A estrutura textual em cuja trama a mônada citada ressurge é descrito por um conjunto de linhas de força diferentemente organizado a cada fase da obra benjaminiana. A hipótese principal é de que o livro sobre o barroco organiza uma certa gramática da mônada que permite pensar a história em Benjamin como movimento de objetos monadológicos entre suas história anterior e posterior.
CHAIANNE MARIA DA SILVA FARIA
Curso
Doutorado
Título da pesquisa
A mônada em citação: estudo de um conceito na obra de Walter Benjamin
Resumo da pesquisa
Orientador
Tessa Moura Lacerda