Histórico Acadêmico
- 2009 Livre-docência em Filosofia pela Universidade de São Paulo
Título do trabalho: Santo Agostinho e as Artes Liberais - 1998 Doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo
Orientação: Prof. Dr. Franklin Leopoldo e Silva
Título do trabalho: Santo Agostinho, O Tempo e a Música - 1990 Graduação em Música pela Universidade de São Paulo
Pesquisa em desenvolvimento
Som e Imagem: Formas simbólicas e limites da linguagem na Literatura Patrística ocidental
Resumo: A cristianização do Ocidente levou a uma rejeição das práticas musicais e representativas tradicionais, comprometidas com o paganismo. A condenação dos espetáculos teatrais, por um lado, e o receio da idolatria, por outro, foram obstáculos importantes à transmissão das práticas artísticas antigas. No entanto, justamente nessa época (entre os séculos IV e VIII da era cristã) foram criadas as bases de um novo tipo de arte e de música, cujas características são fundamentais para entender o desenvolvimento ulterior da cultura européia. As pesquisas conduzidas até o presente momento sobre as teorias musicais e o pensamento estético na literatura patrística me parecem mostrar alguns limites, que têm dificultado a compreensão de aspectos essenciais dessa transição. Por um lado, especialmente nos estudos musicais, prestou-se uma atenção quase exclusiva aos tratados técnicos, que em geral se preocupam em transmitir a tradição científica grega de maneira o mais possível fiel (com equívocos, é verdade, que não são de todo casuais e irrelevantes), enquanto os textos que tratam do uso pastoral e do significado místico dos cantos não são estudados sistematicamente, comparecendo apenas por algumas citações de praxe. Na minha tese de doutorado, tentei mostrar, em primeiro lugar, a relação entre novo valor dado à música e surgimento de uma idéia de consciência na obra de Agostinho de Hipona; em segundo lugar, como essa relação sustenta não apenas muitos aspectos do pensamento agostiniano (a relação entre música e linguagem, música e consciência e, por essa via, a relação entre música e tempo), mas também a estrutura profunda do canto cristão posterior, tão distante da tradição grego-romana. A uma idéia de música como forma proporcional objetiva, presente nas relações entre medidas sonoras, típica da cultura antiga, corresponde, em época cristã, um modelo de canto como expressão de um movimento interior, que se expressa não nos, mas mediante os sons.
Pesquisador | Título da pesquisa | Categoria |
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Roberto Carlos Pignatari | PRIMO DEFIGAT ASPECTUM IN IPSUM ESSE - Ontologismo crítico a partir da influência agostiniana no pensamento de Boaventura de Bagnoregio, à luz dos escritos anteriores à sua atuação como ministro-geral da ordem franciscana | Pós-doutorado |
ERIKE SANTOS ARISTIDES | A COMPREENSÃO DA LIBERDADE NA PERSPECTIVA DE AGOSTINHO DE HIPONA | Mestrado |
THIAGO PAULINO JORDÃO | A teoria da vontade no pensamento de Santo Agostinho | Doutorado |
EDUARDO DE MORAES CARVALHO | Agostinho e a Invenção da Vontade | Mestrado |
JULIA BUNEMER NOJIRI | Do corpóreo ao incorpóreo: sobre a teoria dos signos na Dialética atribuída a Santo Agostinho | Mestrado |
DANIEL RODRIGUES DA COSTA | Livre-arbítrio e liberdades na filosofia de Agostinho: um estudo a partir da polêmica “semipelagiana” | Doutorado |