
Formação Acadêmica
- 2009 Professor Associado 2009 da Universidade de São Paulo
Título: Grande Hotel Abgrund - 2002 Doutorado em Filosofia (Lieux et transformations de la philosophie) na Université de Paris VIII, França.
- Título: A paixão do negativo: modos de subjetivação e dialética na clínica lacaniana
Supervisor: Prof. Alain Badiou - 1997 Mestre em Filosofia pela Universidade de São Paulo
Orientador: Prof. Bento Prado de Almeida Ferraz Júnior - Título: O amor da superfície: Jacques Lacan e o aparecimento do sujeito descentrado
- 1994 Bacharelado em Filosofia pela Universidade de São Paulo
- 1994 Bacharelado em Comunicação Social na Escola de Propaganda e Marketing
Pesquisa atual
Experiência estética como horizonte para a reconstrução do conceito de liberdade: Uma reflexão a partir da forma musical no século XX
Descrição: Trata-se de discutir o problema da autonomia estética a partir, principalmente, da configuração contemporânea das obras e dos materiais, isto a fim de explorar uma via alternativa para as discussões sobre emancipação e reconhecimento. Trata-se de, com isto, insistir na necessidade de orientar o horizonte normativo de nossas expectativas de emancipação a partir de um conceito que recusa as aspirações de identidade e auto-pertencimento vinculadas às compreensões hegemônicas da autonomia e que questiona dicotomias estritas entre autonomia e heteronomia. Isto implica explorar de forma sistemática aquilo que autores como Derrida nomearam, de forma paradigmática e em outro contexto, como ?heteronomia sem servidão? a fim de traçar uma alternativa à compreensão contemporânea dos processos de emancipação a partir das latências sempre presentes no interior da experiência estética desde a configuração de suas estratégias de autonomia. Trata-se ainda de insistir na atualidade em determinar a experiência estética como uma experiência social da liberdade . Ou seja, a configuração contemporânea das obras ainda nos mostra a potencialidade de transformação social, a despeito de questionamentos a respeito do esgotamento da função social da arte. Por isto, deve-se por fim aceitar que a experiência estética e suas formas de autonomia funciona não apenas como um discurso compensatório à ausência efetiva de liberdade na vida social , mas como uma das fontes principais de um desejo de liberdade que irá impulsionar transformações estruturais em campos distendidos da praxis . Desta forma, espera-se propor uma reflexão capaz de mostrar como a constituição da experiência estética moderna pode fornecer aos processos de reconhecimento uma reconfiguração significativa de seus conceitos reguladores de autonomia e emancipação..
Pesquisador | Título da pesquisa | Categoria |
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Felipe César Shimabukuro | O conceito de inconsciente em Deleuze e Guattari: um debate com a psicanálise | Pós-doutorado |
TALITA SIQUEIRA CAVAIGNAC | A Ciência da Lógica de Hegel nos escritos econômicos de Marx: algumas questões metodológicas | Doutorado |
GUILHERME ANTONIO MEDEIROS DE OLIVEIRA | A Diferença Não-Lógica: dialética na experiência intelectual de Georges Bataille | Mestrado |
SAULO LANCE REIS | Lukács e Althusser frente ao legado teórico do stalinismo. | Mestrado |
RÉGIS DE MELO ALVES | O conceito de vida lógica em Hegel: entre natureza e espírito | Doutorado |
VINÍCIUS BORBA DUTRA | O valor da crítica: Lacan e o pós-estruturalismo | Doutorado |
WANDA RODRIGUES MARQUES | Os limites da racionalidade moderna: o paradoxo fascista | Mestrado |
BRUNO BELÉM | Um estudo sobre Nick Land | Mestrado |
CARINE GOMES CARDIM LASER | Um pedaço da natureza: a pulsão e sua dimensão negativa em Adorno | Doutorado |