Maurício Cardoso Keinert

História da Filosofia Moderna II
mkeinert@usp.br

Formação Acadêmica

• Membro do Projeto Temático da FAPESP: Moral, política e direito: autonomia e teoria crítica.
  • Membro do Grupo de Filosofia da Alemanha e do conselho editorial da Revista de Filosofia da Alemanha, ambos da USP.
  • É um dos editores do Selo Editorial “Esfera Pública”. É sócio fundador da Seção Regional “Gérard Lebrun” da Sociedade Brasileira de Kant.
  • 2007 Doutor em Filosofia pela Universidade de São Paulo
    Supervisor: Prof. Ricardo Ribeiro Terra
    Título: Crítica e Autonomia em Kant: a Forma Legislativa entre Determinação e Reflexão
  • 2002 Mestre em Filosofia pela Universidade de São Paulo
    Supervisor: Prof. Ricardo Ribeiro Terra
    Título: Da ideia ao julgamento: o problema do propósito na relação entre razão e natureza em Kant
  • 1998 Bacharelado em Filosofia pela Universidade de São Paulo

Pesquisa atual

Moralidade, política e direito: autonomia e teoria crítica [Projeto Temático FAPESP/CEBRAP]
Este projeto pretende ser não apenas uma investigação sobre a tradição da Teoria Crítica e seus problemas, mas também uma investigação a partir dos desenvolvimentos desta vertente intelectual. O fio condutor escolhido é o conceito de autonomia, noção cujo exame crítico nos permite não só articular os diferentes domínios da Moralidade, da Política e do Direito na atualidade, mas também operar com diferentes propostas críticas nas investigações aplicadas. O projeto em uma caracterização geral consiste nos seguintes momentos: (1) posicionamento do conceito de autonomia na tradição filosófica e na teoria social; (2) posicionamento da noção de autonomia nas diferentes concepções da teoria social e nos diferentes modelos da Teoria Crítica da atualidade; (3) investigações aplicadas nos campos do Direito, Política e Moral, a partir de um escrutínio crítico da noção de autonomia.

Orientações em andamento